Físicos afirmam que o Planeta Nove seria um corpo "roubado" pelo Sol - Universidade Ufo Brasileira

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Físicos afirmam que o Planeta Nove seria um corpo "roubado" pelo Sol

Planeta Nove

Nada tem despertado mais curiosidade entre os amantes da astronomia do misterioso planeta Nine. A pesquisa indica que ele tem quatro vezes o tamanho da Terra, com 10 vezes a sua massa. Além disso, superlonga órbita sugere que a luz planeta 10-20 mil anos para dar uma volta completa em torno do sol.

Fazer o aniversário lá deve haver um martírio. Mas isso não é o pior. O ponto é que nós não sabemos é que ele existe, uma vez que todas as informações que temos são baseadas em observações indiretas, como a gravidade que o suposto planeta exerce sobre os próximos corpos.

Mas um estudo divulgado por pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, promete deixar a animada comunidade astronômica. De acordo com eles, o Nine planeta seria na verdade um planeta de outro sistema solar - um exoplaneta - que teria sido "roubada" de outra estrela pelo nosso sol.

"É quase irónico que enquanto atrônomos encontrar centenas de planetas anos-luz do nosso sistema solar, todo esse tempo nós temos um aqui no quintal", diz o astrônomo Alexander Mustill, que faz parte da equipe de pesquisa.

A data
A descoberta do misterioso planeta foi anunciado em janeiro, pelo mesmo astrônomo que tomou lista vip de Plutão dos planetas que orbitam o Sol, Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

Sua existência começou a ser estudado quando os pesquisadores notaram um alinhamento estranha de objetos cósmicos no Cinturão de Kuiper - a fronteira do sistema solar. A formação sugeriu que algum objeto de grande massa seriam exercendo uma força gravitacional sobre eles. "Os corpos estavam alinhados de forma que não deve ser. Nós procuramos qualquer tipo de explicação, mas nenhum deles funcionou", ela disse Brown disse ao The Guardian.

Desde então, especulações sobre a existência do Planeta Nine só cresce. Mas, para estar a uma distância de 149 bilhões de quilômetros do Sol (75 vezes mais distante que Plutão), ninguém pode, de fato, vê-lo.

"O que queremos saber é como um planeta poderia ter se formado lá. O sistema solar parece ser tão compacto, então você tem esse enorme vácuo para então aparecer um outro planeta com 10 vezes a massa da Terra," Mustill diz no vídeo abaixo . "Parece improvável que algo como isso foi simplesmente" criado "a uma distância dessas."

Assim, a equipe Mustill indica que o planeta Nova foi originalmente formada em outro sistema e ele foi capturado pela Sun, quando os dois estavam mais perto, cerca de 4,5 bilhões de anos. Lembre-se que a um corpo mais volumoso, que atrai mais objetos à sua órbita - que é a forma como a Sun garante a "lealdade" dos planetas: atração gravitacional.

Com isso em mente, os astrônomos simulado isso possível computador encontro e descobriu que suas chances realmente aconteceu são 50%. Mas calma, um artigo na revista New Scientist diz que os dados não são conclusivos porque este "roubo" só funcionaria com um corpo exatamente como o Planeta Nine. Além disso, os próprios investigadores suecos sentem que é mesmo um exoplaneta possibilidade é de 0,1 a 2%.

Ainda assim, os astrônomos dizem que a chance de um exoplaneta é 300 vezes maior do que a de ser um planeta em nosso sistema solar. Ou seja, tudo depende da perspectiva.

O fato é que nada tenha ainda sido fisicamente comprovado. Planeta Nine permanece um mistério até chegarmos imagens dele ou informações mais conclusivas. "Seria o único exoplaneta poderíamos alcançar utilizando uma sonda espacial", diz Mustill.