Um Buraco Negro é visto engolindo um grande Planeta - Universidade Ufo Brasileira

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Um Buraco Negro é visto engolindo um grande Planeta

Um Buraco Negro

Como praticamente todas as galáxias do universo, a galáxia NGC 4845 tem um buraco negro central. Nas últimas décadas, no entanto, este buraco negro parecia adormecido, como não dar sinais de atividade.
Isso mudou recentemente, quando cientistas pegaram o buraco negro no processo de comer um pequeno lanche. Pequeno, neste caso, refere-se a um planeta maior que Júpiter.

Um Buraco Negro

"A observação foi completamente inesperado para uma galáxia que apareceu em silêncio por pelo menos 20 a 30 anos", disse o autor principal do estudo, Marek Nikolajuk.
Então, inesperada, de fato, os astrônomos não foram sequer olhar para o NGC 4845 quando fizeram a descoberta.
Eles estavam usando a tecnologia ESA (Agência Espacial Europeia) para assistir a uma outra galáxia, mas NGC 4845, 47 milhões de anos-luz de distância da Terra, estava em seu campo de visão. Então, quando os cientistas notaram erupções de raios-X brilhantes da galáxia, rapidamente voltaram sua atenção para ela. Desta forma, eles foram capazes de registrar esse evento astronômico raro.
Pesquisadores da Universidade de Genebra (Suíça) analisou dados coletados pela equipe e viu o flash de luz do buraco negro no centro da NGC 4845, que tem uma massa mais de 300.000 vezes maior do que o nosso sol.
Quando algo é puxado para um buraco negro, o calor ea pressão de um evento como esse converter tudo foi "engolido" - estrela ou planeta - em gás de alta energia.
À medida que os gases são absorvidos pelo buraco negro, a energia é libertada a partir delas como raios-X. Então, quando os cientistas observaram as chamas, eles recorreram ao instrumento ESA XMM-Newton usado pelos astrônomos para detectar fontes de raios-X de todo o universo.
Eles examinaram o fenômeno e determinou que a massa do planeta sendo devorado pelo buraco negro foi de cerca de 14 a 30 vezes maior que a de Júpiter - o que significa que era ou um grande gigante de gás ou uma anã marrom (corpo mais volumoso um planeta, mas não grande o suficiente para iniciar o processo de fusão de uma estrela).
O estudo também mostrou que este buraco negro gostam de brincar com a comida: a forma como a questão é iluminado e caiu mostra que houve um atraso de dois a três meses entre o objeto a ser desintegrado e o aquecimento dos restos deste lanche o negro bairro buraco.
"Esta é a primeira vez que vimos a desintegração de um objeto subestelar por um buraco negro", disse o pesquisador Roland Walter. "Nós estimamos que apenas suas camadas exteriores foram comidos, ou cerca de 10% da massa total do objeto, e um núcleo denso foi deixado em órbita do buraco negro." [Forbes, ABC]