Telescópio Horizon evento revelou campos magnéticos no buraco negro central da Via Láctea! - Universidade Ufo Brasileira

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A maioria das pessoas pensa em buracos negros gigantes como limpadores de vácuo maciças, sugando tudo o que está ao seu redor. Mas os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias são mais como motores cósmicos, convertendo a energia da matéria caindo sobre eles em radiação intensa que pode ofuscar a luz combinada de todas as estrelas vizinhas.

Se o buraco negro está girando, você pode gerar jatos fortes que são lançados milhares de anos-luz de distância e formar galáxias inteiras. Acredita-se que este buraco negro motores são alimentados por campos magnéticos; e pela primeira vez, astrônomos detectaram campos magnéticos fora horizonte de eventos do buraco negro no centro da Via Láctea.

"Entender esses campos magnéticos é crucial. Ninguém tinha sido capaz de mostrar campos magnéticos perto do horizonte de eventos até agora", disse o principal autor do estudo, Michael Johnson, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, disse o site da Phys.org. Os resultados aparecem na edição de dezembro da revista "Science".

"Espera-se que existem esses campos magnéticos, mas ninguém os tinha visto. Nossos dados colocar décadas de solo observacional sólido trabalho teórico", acrescenta o pesquisador Shep Doeleman, que é diretor associado do Observatório Haystack do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Telescópio gigante.

Essa façanha foi alcançada usando o Telescópio Event Horizon (EHT) - uma rede global de telescópios de rádio que funcionam como um telescópio gigante do tamanho da Terra. Como telescópios maiores podem fornecer mais detalhes, o EHT'll, eventualmente, ser capaz de mostrar características tão pequenas quanto 15 micro-segundos de arco (um segundo de arco é 1/3600 de um grau, e 15 micro-segundos de arco é o ângulo de visão equivalente um campo de golfe bola na lua).

Esta resolução é necessária porque um buraco negro é o objeto mais compacto no universo. O buraco negro central da Via Láctea, Sgr A * (Sagittarius A-estrela), pesa cerca de 4 milhões de vezes mais do que o nosso sol, mas o seu horizonte de eventos se estende por apenas 13.000 mil quilômetros - menos de órbita de Mercúrio.

E uma vez que está localizado a 25 mil anos-luz de distância, este tamanho incrivelmente pequeno corresponde a 10 micro-segundos de arco de diâmetro. Felizmente, a intensa gravidade do buraco negro distorce a luz e expande o horizonte, fazendo com que pareça mais alto no céu - cerca de 50 micro-segundos de arco, uma região que EHT pode facilmente atingir.

As observações do telescópio feitas em um comprimento de onda de 1,3 mm. A equipe mediu como esta luz é polarizada linearmente. Na Terra, a luz solar torna-se polarizada linearmente por reflexões, é por isso que os óculos de sol são polarizados para bloquear a luz e reduzir o brilho. No caso de Sgr A *, a luz polarizada é emitida pelos electrões que se movem em espiral à volta das linhas de campo magnético. Como resultado, essa luz traça directamente a estrutura do campo magnético.

Sgr A * é cercada por um disco de acreção de material em órbita em torno do buraco negro. A equipe descobriu que os campos magnéticos em algumas regiões perto do buraco negro são desordenados com laços e espirais que se parecem com fios de espaguete emaranhados. Em contraste, outras regiões mostraram um padrão muito mais organizada, possivelmente, na região onde os jactos seria gerado.

Eles também descobriram que os campos magnéticos oscilam em escalas curtas de tempo de apenas 15 minutos mais ou menos. "Mais uma vez, o centro da galáxia está provando ser um lugar mais dinâmico do que poderíamos ter imaginado", diz Johnson. "Esses campos magnéticos estão dançando por todo o lugar."

Trabalho em equipe.

Estas observações astronômicas usadas instalações em três localizações geográficas: o Submillimeter Array eo James Clerk Maxwell Telescope (ambos em Mauna Kea, no Havaí), o telescópio Submillimeter em Mt. Graham, no Arizona, e a matriz combinada para Pesquisa em Astronomia onda milímetro (CARMA, o Inglês matriz combinada para Pesquisa em Astronomia Millimeter-wave) na Califórnia.

Como o EHT reúne dados, consegue uma resolução mais alta, a fim de observar diretamente o horizonte de eventos de um buraco negro pela primeira vez.

"A única maneira de construir um telescópio que chegar a terra inteira é montar uma equipe global de cientistas que trabalham em conjunto Com este resultado, a equipa EHT é um passo mais perto de resolver um paradoxo central na astronomia:. Por que os buracos negros são tão brilhante" diz Doeleman.

Mais informações: http://phys.org/news/2015-12-event-horizon-telescope-reveals-magnetic.html