Cientistas descobrem planeta potencialmente habitável perto da Terra - Universidade Ufo Brasileira

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Cientistas descobrem planeta potencialmente habitável perto da Terra

Wolf 1061c foi identificado por pesquisadores australianos e pode até ser água líquida.

Wolf 1061

O planeta com a órbita do meio, Wolf 1061c é potencialmente habitável e pode até ter água em estado líquido (Foto: UNSW/Imagem simulada com Universe Sandbox 2/universesandbox.com)
Cientistas australianos identificaram um exoplaneta potencialmente habitável 14 anos-luz da Terra - distância relativamente curta no espaço.Pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul descobriu que o planeta, que tem mais de quatro vezes a massa da Terra, é um dos três que orbita a estrela anã vermelha Lobo em 1061."É uma descoberta particularmente interessante, porque todos os três planetas têm uma massa baixa o suficiente para ser potencialmente rochoso e superfície sólida e meio ambiente do planeta, Wolf 1061c é na área (chamado) 'Goldilocks", que pode ser viável a existência de água líquida. - e talvez até mesmo a vida ", disse um dos autores do estudo, Duncan Wright.The Wolf estrela-anã 1061 que os três planetas descobertos em órbita, é relativamente calma e estável. Os planetas têm órbitas de cinco, 18 e 67 dias.As massas são, pelo menos, 1,4, 4,3 e 5,2 vezes a da Terra, respectivamente.O maior planeta está fora dos limites de área de estar e também é provavelmente rochoso, enquanto o planeta menor está muito perto da estrela para ser habitável.GlieseRobert Wittenmyer, que também participou da pesquisa, disse à BBC Brasil que a descoberta super-Terra é tão importante quanto outro planeta potencialmente habitável fora de nosso sistema solar, Gliese 667Cc.Anunciado em fevereiro de 2012, Gliese 667Cc é outro planeta da classe super-Terra, uma classe de planetas do tamanho dos planetas rochosos como a Terra e Marte e os gigantes gasosos Júpiter e Saturno.O Gliese 667Cc é cerca de 4,5 vezes a massa da Terra, leva 28 dias para completar a órbita em torno de sua estrela e fica a 22 anos-luz.Planetas rochosos pequenos são abundantes em nossa galáxia, e sistemas com muitos planetas também parecem ser comuns. No entanto, a maioria dos planetas rochosos descobertos até agora são centenas - ou mesmo milhares - de anos-luz.
A localização da estrela Wolf